quinta-feira, 10 de março de 2011

Moinho de Maré do Montijo


Moinho de Maré do Cais, Montijo


"Ainda que a primeira referência documentada do moinho do Cais de Aldeia Galega/Montijo seja de 1646, a existência de uma cruz da Ordem de Santiago, hoje visível no lintel da porta de entrada, atesta a sua existência anterior.

Até finais do séc. XIX o moinho do Cais manteve-se na posse da mesma família, sucedendo-se outros proprietários durante o séc. XX. Tornou-se propriedade municipal em 1995, tendo a Autarquia assumido a preservação – recentemente concretizada - deste ícone da História Local que sintetiza uma relação intensa, de vários séculos, entre a actividade agrícola e o rio.
É ao fluxo e refluxo das águas do Tejo que o moinho vai buscar a sua fonte de energia. Associados a este recurso natural, existem, como é visível no moinho do Cais, o edifício e a caldeira; no primeiro estão localizados os engenhos, na segunda é armazenada a água necessária para activar o mecanismo de moagem.
Novas tecnologias vieram substituir progressivamente o processo tradicional de transformação dos cereais, tendo originado o gradual abandono do moinho. No início dos anos 80 o imóvel encontrava-se em elevado estado de degradação."

Visita guiada com a realização do processo de moagem, mediante marcação prévia, às horas das marés.
Contacto: 21 232 78 45 (Departamento Sócio-Cultural)
E-mail: dep.sociocultural@gmail.com

Fonte: http://www.mun-montijo.pt/pt/conteudos/turismo/Patrim%C3%B3nio/Freguesia+de+Montijo/moinho+mar%C3%A9.htm 

Sem comentários:

Enviar um comentário