terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Praia de Odeceixe, Costa Vicentina



Praia de Odeceixe, Costa Vcentina

"Odeceixe é uma freguesia portuguesa do concelho de Aljezur, com 42,06 km² de área e 927 habitantes (2001). Densidade: 22,0 hab/km². A zona costeira entre o Burgau, no Concelho de Vila do Bispo, e o Rio Mira, aonde esta freguesia se encontra, foi palco do desenvolvimento da Cultura Mirense, um povo de natureza nómada, cujos vestígios datam de 8 a 5 mil anos antes do Nascimento de Cristo. Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.

O ponto focal da freguesia é a vila de Odeceixe, que se situa ao longo de uma colina, junto à Ribeira de Seixe. As ruas apresentam, na sua maioria, uma reduzida largura, sendo ladeadas por edifícios normalmente caiados de branco. Localiza-se junto à fronteira com o concelho de Odemira, no Baixo Alentejo, sendo o acesso rodoviário efectuado pela Estrada Nacional 120, que passa junto à localidade. Esta freguesia apresentava, segundo um censo realizado em 2001, 927 habitantes, embora exista uma elevada variação sazonal, devido ao número de visitantes que aqui se deslocam, especialmente na época balnear.


A principal actividade económica é a agricultura, praticada especialmente nas várzeas da Ribeira de Seixe; as principais culturas são a batata doce, o milho e o amendoim. Outra actividade de monte é a pesca costeira, cujas capturas incluem os Sargos, douradas, robalos, e diversas espécies de marisco. A pesca desportiva, junto com as actividades balneares e de natureza, constituem as principais modalidades turísticas nesta freguesia. O artesanato baseia-se, principalmente, nos trabalhos de cabedal e nas rendas.

Entre os elementos patrimoniais e culturais presentes nesta freguesia, contam-se os vários vestígios arqueológicos do Povo Mirense, a Igreja Matriz de Odeceixe, o Pólo Museológico do Moinho, e o Museu Adega de Odeceixe. Em termos de gastronomia, esta região apresenta vários pratos típicos, como a Feijoada à minha maneira, que utilizam produtos agrícolas e piscícolas, reflectindo a forte relação existente estas duas actividades.

Em termos de património natural, a freguesia encontra-se no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que encerra uma riqueza em termos de paisagem, fauna e flora, no interior e na costa."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odeceixe

1 comentário:

  1. Praia de odeceixe uma das mais belas de portugal, proibido animais dia 1 de maio até dia 31 de outubro.
    Atividades stand up padlle, canoas, kayaks nas aguas calmas do rio, no mar para os amantes de surf ou ate para aqueles que numca fizeram surf recomendo a escola de surf Water Element são excelentes profissionais =). a water element dispõe de nadadores salvadores 6 meses por ano na praia de odeceixe. pode alugar pranchas de surf e fatos neoprene diretamente do areal da praia de odeceixe.
    Water-element Contact:
    Tel: +351 917 348 441
    Website: http://www.water-element.pt

    ResponderEliminar