segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lagoa da Pateira


Lagoa da Pateira, Águeda

"A lagoa da Pateira, localizada nos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, pode atingir uma área máxima de 5 Km2 o que lhe confere a designação, atribuída por vários autores, de “maior lagoa natural da Península Ibérica”. Alimentada a montante pelo rio Cértima, junto à freguesia de Espinhel, apresenta um imponente espelho de água, que se vislumbra das diferentes freguesias que confrontam com a lagoa e de onde se destacam as do concelho de Águeda: Espinhel, Óis da Ribeira e Fermentelos.

Assim, a Pateira, e área envolvente, sobressai não só pelo património paisagístico, mas sobretudo pela diversidade florística e faunística que lhe está associada. Acerca desta última, é a diversidade de avifauna que ocorre na lagoa e habitats associados que lhe confere o estatuto de protecção comunitária pela Directiva Aves, sendo a Pateira parte integrante da Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro (ZPE da Ria de Aveiro) e, consequentemente, da Rede Natura.

Ocorrem espécies como a Garça-vermelha (Ardea purpurea), o Guarda-rios (Alcedo athis), o Milhafre-preto (Milvus migrans), o Tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus), o Galeirão (Fulica atra) entre outras cujo estatuto fenológico varia entre nidificantes, invernantes, migradores de passagem ou residentes e que possuem diferentes estatutos de protecção. A diversidade de habitats que ocorre na zona húmida é pois fundamental para o equilíbrio ambiental do sistema aquático e para a conservação e preservação da diversidade biológica da Pateira, não só em termos de avifauna como também da ictiofauna, mamíferos, répteis e anfíbios característicos destas áreas."

Autora do texto: Célia Laranjeira, Licenciatura em Biologia, Mestrado em Ambiente
Técnica da Câmara Municipal de Águeda
Retirado do site www.espinhel.com

Sem comentários:

Enviar um comentário