quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palácio Nacional da Ajuda


Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa


Encontrava-se a Família Real na sua Quinta de Belém, quando eclodiu o Terramoto de 1755. O pânico que então se apoderou de D. José I levou à sua recusa em voltar a habitar edifícios construídos “em pedra e cal”. A solução encontrada para a edificação da nova habitação régia passou pela eleição de um local seguro. Escolheu-se então a Quinta de Cima situada no Alto da Ajuda.

O Palácio Nacional da Ajuda, monumento nacional desde 1910, não é apenas a antiga habitação real e museu de artes decorativas, é também a sede de outras instituições portuguesas ligadas à cultura e palco de cerimónias protocolares. Mandado construir em 1796 sob a regência do príncipe real D. João (mais tarde rei D. João VI), o Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda não foi, de modo continuado, habitação oficial dos descendentes daquela monarca. Alguns membros da família real residiram temporariamente na Ajuda, mas só no reinado de D. Luís I (1838-1889) este palácio adquiriu a verdadeira dimensão de Paço Real, ao ser escolhido para residência oficial da Corte.

O espaço visitável do Palácio inclui dois pisos: o Piso Térreo onde se situam muitos dos aposentos privados e o Andar Nobre, onde se realizavam as recepções de gala.

Fonte: http://www.pnajuda.imc-ip.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário